quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OS SETE LEMAS DOS NEURÓTICOS ANÔNIMOS

Eu adorei essa parte:


1. FAZER PRIMEIRO AS COISAS PRIMEIRAS

Este Lema nos sugere a adoção de um método muito simples, porém eficaz, de ordenarmos nossas atividades, ou a solução de nossos problemas, de forma a agirmos com equilíbrio e sensatez. Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar. É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente. Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustração.

2. DEVAGAR SE VAI AO LONGE

Precisamos tomar cuidado com a tendência neurótica de exigirmos resultados imediatos em tudo que fazemos.

3. VIVER E DEIXAR VIVER

A intromissão na vida dos outros, aos quais muitos de nos procuramos impor, embora às vezes de forma inconsciente, a maneira pela qual achamos que devam agir, é mais uma das manifestações da natureza egocêntrica e prepotente do neurótico. Esquecemo-nos facilmente de que nossos semelhantes também têm, como nós, o direito de decidir sua própria vida. Igualmente nos esquecemos de que, por mais que queiramos, não conseguiremos modificar o modo de proceder de uma pessoa, a não ser que ela mesma assim o deseje e decida fazer.

4. VIVER NA GRAÇA DE DEUS

Afastados da graça de Deus, tornamo-nos presas fáceis do descontrole emocional. Sabemos, por experiência própria, que nada podemos contra as emoções quando nos valemos apenas de nossa precária "força de vontade ''.
Somente quando nos entregamos de verdade aos cuidados de um Poder superior a nós mesmos, ou Deus como cada um de nós O concebe, é que começamos a sentir que podemos recuperar-nos. O que antes parecia impossível torna-se, então, perfeitamente realizável.


5. ESQUECER OS PREJUÍZOS

Este Lema sugere que deixemos de ficar rememorando os prejuízos que possamos ter tido, entre os quais, naturalmente, estarão os que foram causados pela nossa neurose, pois esse é um procedimento doentio que por certo nos acarretará mais prejuízos ainda. Trazer de volta à memória os prejuízos é o mesmo que sofrê-los novamente.

6. RECOMENDAR-SE A DEUS INCONDICIONALMENTE

Da mesma forma que o Lema "Viver na Graça de Deus", este também apresenta sugestão praticamente idêntica à do Terceiro Passo. Recomendarmo-nos a Deus incondicionalmente, isto é, invocarmos Seu socorro e Seu amparo, sem pretendermos estabelecer quaisquer condições, significa na verdade entregarmos nossa vida e nossa vontade aos Seus cuidados, para sermos por Ele fortalecidos e guiados segundo Sua vontade e Sua sabedoria. Se tivermos admitido nossa impotência perante as emoções e passado a crer num Poder superior a nós mesmos, capaz de reconduzir-nos à sanidade (Primeiro e Segundo Passos), nada mais lógico do que nos entregarmos sem restrições a esse Poder Superior, ou Deus segundo a concepção de cada um, conforme é sugerido no Terceiro Passo.

7. SÓ POR HOJE

Este Lema sugere que, ao invés de tomarmos decisões para a vida toda, limitemo-nos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo : o dia de hoje. O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar, será hoje novamente.
Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em ''pedacinhos mastigáveis'', o que irá tornar bem mais fácil nossa caminhada através do processo de recuperação.

4 comentários:

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Ana

Adorei esta postagem.
Se pelo menos conseguíssemos praticar 4 ou 5 lemas já andaríamos com muito menos stress e mais felizes.

Beijinhos

Helena

Christina Frenzel disse...

Amiga querida, miss you too.
A correria está enorme, muito trabalho, pouco tempo - tá complicado.

Adorei os lemas, muito bons!


100 beijos

Christina Frenzel disse...

Opa, eram 1000 beijos

Alessandra Galdino disse...

Tá aí!!!!!Simples demais , nós é que complicamos tudo!!!rsrsrsrs.Adorei! beijos...