domingo, 25 de março de 2012

Confiar na net, ou não?

Recebi esta semana uma mensagem de uma médica conhecida, e achei que outras pessoas poderiam gostar, então resolvi compartilhar.



Caros amigos


Recebemos com frequência e- mails pedindo que repassemos informes de crianças desaparecidas, curas para vários tipos de problemas, e fatos ocorridos sem nenhuma comprovação.

Muitas vezes envolvem pesquisadores sérios, como o médico que trabalhava numa linha de pesquisa sobre vacinas em alguns casos de câncer, e teve o seu trabalho prejudicado por uma divulgação errônea na internet sobre a " descoberta de uma vacina eficaz contra o câncer.

Temos por princípio checar as informações antes de repassar qualquer informe ou pedido de ajuda.

Sugerimos que façam o mesmo, e repassem a seus contatos este procedimento. A enxurrada de mensagens apelativas e muitas vezes totalmente fantasiosas roubam tempo necessário para questões realmente importantes, apelando para a nossa disposição, como pessoas de bem e do bem que somos, para auxiliar os que necessitam.

Costumamos pesquisar em 2 sites, que relacionamos abaixo. Caso tenham informação sobre mais sites confiáveis onde possamos todos checar as informações que nos pedem para repassar, por favor compartilhem conosco. Afinal, quando uma mensagem chega, é a nossa confiança em quem enviou que nos move a abri- la. Vamos evitar emprestar nossos nomes para divulgação de spams?

https://sites.google.com/a/desaparecidosdobrasil.org/desaparecidos-do-brasil/elas-ja-foram-encontradas ( este para mails sobre desaparecidos, crianças sequestradas,etc)

http://boatos-ou-fatos.blogspot.com/p/boatos.html ( blog de um professor que se dedicou a checar a internet)

Nenhum comentário: