segunda-feira, 18 de maio de 2009

Il Pesto

Bem, algumas meninas me pediram a receita do pesto, então lá vai.
Antes gostaria de explicar que o pesto é da Liguria, uma região da Itália, e originalmente não levava sementes, etc.
Como eu tenho algumas restrições alimentares (não é alergia, e sim intolerância!), eu prefiro o chamado "Pesto All'antica", ou pesto de antigamente:

Forre um socador com um guardanapo, ou pedaço de pano limpo, coloque 20 folhas de mangericão gigante, ou então uma xícara de folhas do pequeno, brasileiro. Três dentes de alho, 1 colher de sopa bem cheia de queijo parmesão ralado.
Soque bem, até obter uma pasta bem homogênea e coloque meio copo de um bom azeite de oliva.
Eu normalmente faço no liquidificador. Primeiro coloco o azeite e o queijo, bato bem, para que o alho seja realmente triturado, e depois adiciono as folhas.
Não gosto de batê-las demais, senão fica tudo um cremão, e o segredo do pesto está em se sentir um pouco a textura das folhas também.
Adiciono um pouco de sal no fim, ou coloco um pouco de "peccorino romano", que é um queijo italiano bem salgado.
Detalhe: não se esqueça de utilizar qualquer massa de grão duro. Já existem umas ótimas brasileiras, como a Piraquê. Isto por que este molho não vai ao fogo, de modo algum! Senão vira uma gororoba.
Cozinhe a massa, escorra e jogue diretamente na travessa com o molho.
Reserve um pouco de queijo ralado pra jogar por cima.
Buon appetito!

4 comentários:

Christina Frenzel disse...

Eu sou TESTESMUNHA que é um dos melhores que já comí, se não for o melhor... Ai, ai...

Beijos!

Maria Amélia disse...

É de dar água na boca. Vou fazer no domingo e depois te conto. Eu adoro massas (tanto que comprei um cilindro com cortadores) e como não sou tão fã de molho vermelho costumo comer com alho e azeite ou com shitake e pedaços de tomate, com brócoles. Também já fiz com manjericão e azeite. Tem um aperitivo rápido que eu faço aqui em casa, chama-se bruschetta. É super fácil e vc pode usar seu manjericão gigante. Numa tigela eu pico tomate e manjericão, tempero com pimenta do reino, sal e bastante azeite. Coloco sobre fatias de pão italiano e levo ao forno. Com vinho tinto fica mmuuuiiitto bom. bjs

Carla disse...

Adorei a receita do pesto. Já está guardadinha na minha pasta de receitas, oba! Só de ler os ingredientes a gente já sabe que vai ficar maravilhoso!

No mais, aaaah, perdi a oportunidade de comentar sobre a belezinha que é a Thora? Não, não posso! Que fofa! Já a havia notado ali como seu bebecão. hahahaha! Tenho vista para cachorros, acho-os em todo lugar e me encanto com eles. Também tenho meus bebecães: Anne e Frank. São uma delícia de companhia, essas coisinhas peludas e felizes, não são? Adorei ver seus cuidados para com ela e a postagem ficou, além de muito linda - por vermos como você se importa com essa doçurinha de cachorrinha - também muito cheia de dicas boas para cuidados com nossos bebecães (adorei o termo!). Enfim, ficou uma perfeita postagem à Popola. hahaha!

Unknown disse...

Não, não não!!!
Agora eu não vou ter desculpa para ir a sua casa comer Pesto!!! Vc ensinou como fazê-lo!!!