sábado, 14 de janeiro de 2012

Feliz 2012!

Sei que pareço atrasada, mas na verdade não estou.
O ano começará realmente agora para mim, pois cheguei de viagem de férias de fim de ano ontem, e agora, depois de arrumar as coisas das malas, colocar no papel algumas idéias recolhidas e colhidas neste período, listar planos e metas para o ano novo (adoro fazer isso, mas depois vejo que me perco!), realmente começarei minha caminhada nessa estrada nova.
Revendo e lendo algumas mensagens em minha caixa de e-mails, vi o texto que uma cara amiga enviou, e que gostei bastante.
Ah, essa é uma das tarefas: limpar minha caixa de entrada de mensagens. Que coisa mais chata abrir e ver centenas de mensagens ali, assim... estagnadas...
Decidi que elas serão colocadas em apenas duas categorias: arquivadas (se valer realmente à pena) ou lixo.
Bom, voltando ao texto, aqui vai ele.

MINHAS RESOLUÇÕES para o Ano-Novo:


Em primeiro lugar, rir muito mais. E também:
Cantar mais; Dançar mais; Dizer mais não; Curtir amigos e amigas; Namorar mais; Não levar a vida tão a sério e não ficar obcecada com pequenos problemas; Não me importar tanto com a auto imagem; Não me preocupar com a opinião dos outros; Não tentar agradar a todo mundo; Ser mais leve; Estar com pessoas divertidas e relaxadas;  Ver mais comédias e shows divertidos;  Fugir de pessoas pesadas e invejosas;
Ignorar os maledicentes; Buscar prazer no dia a dia; Ser menos crítica com os outros e comigo mesma;
Transformar tragédia em comédia; Não me cobrar tanto; Não me comparar com os outros; Gostar mais de mim; Ser minha melhor amiga; Ser simples;  Conviver mais com crianças e brincar mais; Viver cada dia como se fosse o último; Ter conversas descontraídas e engraçadas; Receber muita massagem; Chorar no momento que tiver que chorar; Ouvir e falar besteiras; Deixar que riam de mim e rir com eles; Perder a vergonha de mim mesma; Ter menos culpa; Ser cada vez mais espontânea e verdadeira;
Ser "meio Leila Diniz".
Afinal, Leila dizia: "Sou uma pessoa livre e em paz com o mundo. Conquistei a minha liberdade a duras penas, rompendo com as convenções que tolhiam os meus passos. Por isso, fui muitas vezes censurada, mas nunca vacilei, sempre fui em frente. Tudo que fiz me garantiu a paz e a tranquilidade que tenho hoje. Sou Leila Diniz, qual é o problema?"
Inspirada em Leila Diniz, pretendo, em 2012, repetir um mantra em diferentes situações que me fizerem sentir insegurança, inadequação, medo, frustração. Um mantra que irá me proteger de vaidades, invejas, violências físicas e verbais, politicagens, fofocas, desrespeito, falta de gentileza e de reconhecimento e competição exacerbada tão presentes no Brasil hoje.
Imitando Leila Diniz, repetirei o mantra, silenciosamente, nos momentos difíceis de 2012: "Sou Mirian Goldenberg, qual é o problema?"
E você, leitor, quais são suas resoluções para 2012?
(texto retirado da Folha de S.Paulo - Outras ideias -Mirian Goldenberg “Feliz Ano-Novo” 11/01/2011)

MIRIAN GOLDENBERG, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "Por Que Homens e Mulheres Traem?"(Ed. Best Bolso)



2 comentários:

Carla Susana Guadanini Pereira disse...

Oi Ana Paula,
Tudo bem?
Vim lhe desejar um feliz e abençoado 2012 com muitas bençãos opaz e saúde!
Beijos
Carla

flavia silvano disse...

Amiga seja muito bem vinda, pelo visto voltou com a corda toda rsrsrs

bjs

flavia silvano