sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Focaccia de batata

Ingredientes:
2 batatas médias, cozidas e amassadas
500 grs de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento seco para pão
2 colheres(sopa) de azeite
cobertura à gosto
Modo de Fazer:
Em uma tigela, despeje a água ,adicione o fermento e misture delicadamente até o fermento se dissolver. Deixe descansar por alguns minutos para ativar o fermento.
Adicione as batatas amassadas,a farinha de trigo e o sal na tigela da batedeira. Bata a mistura usando o gancho para massas pesadas , na velocidade mínima. Adicione a mistura de água e fermento e volte a bater em velocidade baixa até combiná-los bem. Aumente a velocidade e bata por cerca de 10 minutos ou até a massa ficar macia e elástica. Ela estará úmida e pegajosa . Coloque a massa em um bowl untado ,cubra com filme plástico e deixe descansar em um ambiente morno, até dobrar de volume - cerca de 45 minutos a uma hora. Ok, a minha massa não cresceu muito, tampouco dobrou.Mas no final deu tudo certo. Unte uma assadeira (30x40cm) e seus dedos com azeite. Despeje a massa e vá espalhando com os dedos untados até obter um formato retangular que lhe agrade,cobrindo praticamente a área da assadeira. Deixe descansar por mais 20 a 30 minutos, até dobrar de volume - novamente, o meu não dobrou!rs - Depois do tempo de descanso, cubra a massa com a cobertura escolhida, podendo fazer furos (bolsos) na massa para colocar o recheio.
Pré-aqueça o forno a 180oC. e leve para assar por cerca de 30-40 minutos. Nos últimos 10 minutos coloquei na função grill, para dar uma tostada em minha focaccia que estava meio pálida.

Esta receita minha amiga Cris disse que é do querido Chef Jamie Oliver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estes Pães serão nossa salvação ! Qual a importância do sal? Ao retirá-lo pode haver deiferença na maciez, por ex?