sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rio de Janeiro

Hoje finalmente o céu estava limpo, e não chovia na hora de sairmos para trabalhar.
Moramos em Vargem Pequena, e como aqui não mora ninguém famoso, ou político, simplesmente não vemos uma máquina sequer, tentando sugar a água dos bolsões, que se formaram por causa das chuvas severas dos últimos dias.
Antes tinha a Xuxa morando em Vargem Grande, mas ela não mora mais lá...
Ontem à noite conseguimos, pela primeira vez desde segunda-feira, voltar para casa pela Benvindo, apesar dos bolsões bem profundos.
Sendo assim, seguimos para a Benvindo, e pude registrar com minha máquina fotográfica, o absurdo do descaso das autoridades cariocas...

Aqui nós não temos calçadas para pedestres, muito menos ciclovias.
Aqui não temos um calçamento abaixo do asfalto, nem bueiros que pudessem ser desentupidos, para que a água pudesse escoar.
Temos uma mistura de ricos e pobres, que é absurda.
Temos carrões importados, casas de 3 andares, piscinas e.... gente que só se desloca de bicicleta, como o moço da foto acima, e que além de pedalar, concorrendo com todo tipo de veículo, ainda tem que levar água suja no rosto, pois ninguém se preocupa em diminuir a marcha..

Dêem uma olhada na foto que mostra a boa "educação" do motorista do ônibus...

Esta outra foto mostra outro bolsão. Deve ter sido nele que perdemos a placa do carro....
E foi por causa dele que tivemos que rodar mais 20 min de carro pra chegar ao trabalho.
E quando pensávamos que o horror da chuva tinha passado...

Mais chuva!

Finalmente às 17 h, na hora de voltar pra casa, podemos ver um céu menos carregado.
Garoava. Só garoava

Incrível é como uma cidade pode ser tão maravilhosa, mesmo em uma situação destas!
Olhem só essas paisagens...

Quando entramos na orla, na Av. Sernambetiba, que liga a Barra da Tijuca ao Recreio dos Bandeirantes, tentando fugir do trânsito que está um caos, vimos o espetáculo do mar furioso, resultado da ressaca provocada pela passagem de um ciclone.
As ondas chegaram aos 4 metros de altura! Invadiram a cabeceira do aeroporto Santos Dumont, encheram a Av. Atlântica de areia, deixaram peixes em algumas ruas da Barra.
Pois é, ainda teve isso.

Quando olhamos para a foto, parece neblina. Mas não é. É a arrebentação que está super-forte.

E a noite vai caindo, e eu olho para o céu.
Não parece o miolo de um furacão?
E aqui começa o martírio da volta pela Benvindo de Novaes...

E como vocês podem ver, não são mal-educados só os motoristas de ônibus...
Os motoristas de carros também.
Olhem só como uns jogam água em cima dos outros...

Eu adoro fotografia, mas adoro fotografar coisas e momentos felizes...

Até mais!

Célia Araújo disse...

Olá Ana, adorei vê-la hoje, assim, por acaso! Não tinha noção de como ficou Vargem Grande com as chuvas, tão perto de nós aqui no Recreio... Esta cidade que serve de cartão postal em todo o mundo merecia mais respeito dos que tem o poder para fazer melhorias decentes e não aquelas "Para Inglês Ver", e respeitar o carioca que apesar de tudo, ainda consegue manter o bom humor!