domingo, 16 de outubro de 2011

Reticello - origem

Algumas pessoas tem perguntado a origem deste bordado, e deste nome, e eu fiz uma pequena tradução do texto postado Aqui.
Uma tradução grosseira seria "rede metálica", mas não seria de todo errada, pois, se olhamos bem, parece uma rede.. de fios!

Reticello - é uma técnica que data de 1400. Talvez a primeira aparição do nome  (ponto a redexelo) tenha sido em 1493, quando da divisão de bens entre as irmãs Angela e Ippolita Sforza-Visconti. Porém, para encontrá-lo em livros de riscos, devemo aguardar até 1591 e os modelos do Vecellio, enquanto ainda naquele momento fosse chamado, genericamente, de "ponto cortado"
O primeiro livro com modelos para o Reticello foi escrito por Mathio Pagan, "Novo Pequeno Jardim pontos de corte para "gropposi" para o exército e ornamento para mulheres". O livro foi publicado em Veneza, não por acaso. O reticello era bordado quase totalmente em Veneza, pelas venezianas, na segunda metadoe do 16º século, e nos primeiros anos do 17º, mesmo se progressivamente difundido em tota Italia, com algumas pequenas variações.

Espero que essa informação seja útil para alguém.

Abraços

3 comentários:

Lee Albrecht disse...

Sempre estamos conhecendo fatos novos... esse compartilhar é gratificante! Uma ótima semana.
Lee

Maria Filomena disse...

Ana Paula,
e o bordado trazendo cultura,
ou melhor,
o bordado é cultura e história...
Muito obrigada pela aula...
abraços de MF

Manas Duartes disse...

Gostei de saber esta informação...ando curiosa com este tema!!!

Bjs
Paula