sábado, 12 de novembro de 2011

Glúten

Lá no trabalho uma colega começou a dieta do glúten, sugerida pela ortomolecular, na tentativa de "chapar" a barriga, já que, mesmo sendo atleta, nunca teve uma barriga bem retinha.
Sendo assim, comecei à indagar que diabos era o tal glúten.
Bom, aqui vocês tem o link da Federação Nacional das Associações dos Celíacos do Brasil..
O glúten está presente no trigo, aveia, cevada e malte, e se entendi bem, é o elemento que, quando batemos o bolo, por exemplo, faz com que ele cresça.
O tchan da história foi o fato de, por não consumir mais glúten, o intestino dela começar a funcionar maravilhosamente bem.
Como ela tinha o intestino tão preguiçoso quanto ao meu, e depois de apenas 3 dias de começada a dieta, estar com o dito em pleno funcionamento.... não resiti e comecei à me aprofundar no assunto.
Bem, a maior dificuldade que encontrei até aqui foi econômica!
Gente, um pão de forma custa, na pior das hipóteses, em torno de R$ 3,50.
Pois o pão sem glúten, que pesa pra caramba (uns 400 gr), então acaba tendo a metade das fatias, custa entre R$ 10,00 e 15,00!
Bom, já viram que estou no meio de mais uma experiência culinária né?
Mas maridón, mesmo sendo italiano, aprovou o espaguete de arroz!
E o pão, com arroz integral na receita, também não é dos piores.
Ah, o mais importante: meu intestino também está muito melhor, obrigada.
Como não gosto de radicalismos, estou tentando evitar o glúten, mas não o extingui da nossa alimentação.
Vamos ver quanto vai durar..
E fica aqui toda a minha solidariedade aos celíacos, que deveriam ter um maior incentivo do governo, senão... acabarão morrendo na mesmice do arroz, feijão e carne.

Nenhum comentário: