sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Rainhas do Lar

Vocês conhecem o blog "Rainhas do Lar"http://www.rainhasdolar.com/?
Pois tem gente que se diz "viciada" nele... e com razão! Tem excelentes dicas.
Aqui vão alguns exemplos:


SOBRE O COZIMENTO DOS LEGUMESSugestão dos chefs: depois de cozidos em água fervente, eles devem permanecer imersos em água fria por alguns segundos
O que diz a ciência: com o cozimento, os vegetais costumam perder a textura firme e, com isso, também parte do sabor.
O banho de água fria é o que reverte esse efeito.


A LIÇÃO DO PREAQUECIMENTO
Sugestão dos chefs: aquecer o forno ou a panela antes de assar ou grelhar carnes vermelhas
O que diz a ciência: quando a carne toma contato com um calor superior a 100 graus, sua superfície automaticamente fica tostada, formando uma espécie de camada protetora. É justamente ela que impede a saída do suco da carne – fundamental para preservar a maciez e o sabor.

O MOMENTO CERTO PARA O SAL
Sugestão dos chefs: salgar carnes e peixes apenas minutos antes de irem ao forno – e não na véspera, como é comum
O que diz a ciência: por meio de um processo químico, o sal rouba água da carne. Depois de algum tempo em contato com o condimento, portanto, é natural que ela dê sinais de ressecamento.

UM BOM ARROZ
Sugestão dos chefs: fritar os grãos em fogo médio antes de cozinhá-los
O que diz a ciência: em contato com o óleo aquecido, as grandes moléculas de amido presentes no arroz se quebram, o que favorece o cozimento dos grãos. O óleo ajuda a formar ainda uma camada finíssima sobre eles – que, justamente por isso, ficam mais soltos.

A TÉCNICA DO FERMENTO
Sugestão dos chefs: deve ser o último dos ingredientes adicionados à massa de um bolo. Tão logo isso ocorra, o recipiente precisa ser colocado no forno
O que diz a ciência: ao reagir com os demais ingredientes, o fermento libera gases que se encarregam de expandir a massa. Acrescentar o fermento por último à receita e levá-la imediatamente ao forno evita que tais gases se dissipem antes de completar sua função.