quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dicas de português (bem legal!)

Planta: é um ser vivo do reino vegetal ou parte do pé que assenta no chão ou representação gráfica de um espaço ou máquina. Nunca se deve usar o aportuguesamento do termo em inglês "plant" para designar uma fábrica, unidade industrial ou um atelier.

Eleger: é escolher por voto mas também preferir entre dois ou mais. Em português corrente se usa mais frequentemente "escolher" do que "eleger", ficando este último para o seu uso específico.

Haver com sentido de existir é impessoal, isto é, não vai para o plural. Logo "Haverá muitas mudanças", "Haverá pessoas de todas as nacionalidades", "Haverá importações pelo porto de Sepetiba".

As expressões "a maioria", "a maior parte", "grande número ", "boa parte " pede verbo no SINGULAR: a maioria pediu para sair mais cedo, a maior parte dos funcionários não foi trabalhar etc.

Meio, com sentido de "um pouco", é advérbio e não concorda com um adjetivo no feminino: o certo é "ela está meio cansada" e nunca "ela está meia cansada". A palavra meia só é usada no feminino antes de substantivo feminino com sentido de metade: meia laranja, meia porção.

Outros erros muito comuns em português :

forma errada (forma correta)

menas ( menos)
iorgute (iogurte)
mortandela (mortadela)
mendingo ( mendigo )
di menor/di maior ( maior / de menor de idade)
cardaço ( cadarço)
asterístico (asterisco)
beneficiente ( beneficente)
pobrema ou poblema (problema)

E lembre-se também...

Mal x Bem (advérbio, acompanha frequentemente um verbo no particípio: mal humorado/bem humorado)
Mau x Bom (adjetivo, acompanha um substantivo: homem mau/homem bom)
Se v. estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino, do verbo soar !
O peixe tem ESPINHA e uma rosa tem ESPINHO.
O certo é HAJA VISTA e não HAJA VISTO.
FAZ dois anos e nunca FAZEM dois anos.
POR ISSO e não PORISSO.
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e nunca para MIM fazer.
ENTRE MIM E ELE e nunca ENTRE EU E ELE.
Nunca use SEJE e ESTEJE mas sim SEJA e ESTEJA.

Erros de português frequentemente empregados no TELEMARKETING:

-VOU MANDAR, VOU PASSAR, VOU VERIFICAR e nunca VOU ESTAR MANDANDO, VOU ESTAR PASSANDO...
- COM QUEM VOCÊ/O SENHOR/ASENHORA QUER FALAR? e nunca " Quer falar com quem?
- POR FAVOR, QUEM ESTÁ FALANDO? e nunca "Quem gostaria?"
- AGUARDE UM MOMENTO, POR FAVOR! e nunca "peraí, aguenta aí, só um pouquinho"
- Finalmente, não é elegante você tratar, por telefone, pessoas que você não conhece, com expressões do tipo "querido (a)", "meu filho/minha filha", "meu bem", "amor" etc. Utilize sempre o nome da pessoa antecedido por Senhor/Senhora.

Nenhum comentário: