terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fiori di Zucca - Flôres de Abóbora

Ganhei algumas flôres de abóbora lindas, fresquinhas, bem carnudas.
Então arregacei as mangas, e fui fazer, um dos pratos prediletos do meu maridón.

Peguei as flôres, com muita delicadeza, lavei-as, e tirei o pestilo (aquele miolinho de dentro da flôr), pois ele deixa um gosto amargo.

Separei mussarela ralada (a brasileira mesmo!), pois não tinha a de búfala em casa, filezinhos de anchova, e separei.

Em um recipiente coloquei um ovo, uma colher de chá de sal, um copo americano de água, e meio de cerveja em temperatura ambiente.

Mexi bastante e reservei.

Peguei as flôres e recheei-as com a mussarela e a anchova (não exagere, senão fica muito salgada!).
Arrumei-as todas em um prato.

Coloquei o óleo em uma panela, e misturei uma colher de chá de álcool, antes de acender o fogo (é um truque para que a fritura fique bem sequinha).
Levei a panela ao fogo e dexei esquentar bastante, porém, sem queimar!

Com a ajuda de uma colher grande, mergulhei, uma a uma, as flôres recheadas, e comecei à fritá-las.


Depois conforme iam ficando douradas, eu as retirava do óleo, e colocava sobre um papel absorvente, para secá-las bem.



Depois... bem, já que é um prato calórico, eu o servi com uma belíssima salada de rúcula!


Espero que vocês tenham gostado!
Ah, não comemos todas, pois eram muitas.
Sendo assim, o que sobrou eu coloquei com cuidado em um saco plástico, e levei para o freezer.
O dia que quiser comê-las, é só retirá-las algumas horas antes, colocar na geladeira, ou fora dela, aquecer um pouco o forno, e elas voltarão a ficar crocantes!
Bom apetite!



3 comentários:

Maria Amélia disse...

Que lindo prato. Vi o Oliver fazer algo parecido só que já tinha umas abobrinhas bem pequenas. Das últimas vezes que fui à chacara não tinha pés de abóbora mas sempre que tem eu pego alguns brotos, que chamamos de cambuquira, para fazer refogados. Minha mãe fazia uma sopa de fubá com moela e cambuquira que eu não consigo esquecer. bjs.

Carla disse...

Vi os leguminhos e legumões, vi minha lata liiiiiiiiiiiiiiiiiiinda de biscoitos, vi a Thora (ai, eu amo essa cachorrinha!), vi os quitutes de Popola... Hmmmmm...

Querida você é mesmo multifacetada. Adoro isso. Tantas qualidades, tantos saberes, tanta disposição e doçura para compartilhar tudo isso! Sabe, noto o seu blog mais leve, mais fluido. É certo que o novo fundo contribui, mas não é só isso. As postagens estão mais leves (e chiques!). Tenho de arranjar mais tempo para visitar você. Vejo tanta coisa bonita brotando aos meus olhos quando venho aqui, tanta vida, tanta... popolice! hahahahahahha! Querida, você é mesmo maravilhosa e está passando isso cada vez mais para o seu blog.

A propósito, a notícia boa ainda vai chegar...

Gisa Maria disse...

querida, Vim retribuir sua visitinha. Gosto do seu cantinho é bastante aconchegante. Ah! E antes que eu me esqueça... Ainda bem que não gosto de comer, você pelo jeito faz coisas deliciosas, eu engordaria de tanto comer.