domingo, 11 de julho de 2010

Doningo caseiro

Não resisto às promoções. Quando se trata de promoção de tomates, então... nem se fala!
Ontem fui ao mercado, e o quilo estava a R$ 0,98.
Escolhi os mais vermelhos, e maduros, que quase ninguém pega, enchi um sacão grande e os trouxe pra casa.
Vejam se não estavam uma belezura?
Lavei-os, piquei-os, coloquei todo mundo no liquidificador e... pronto, tenho meu "extrato de tomate" natura, caseiro, lindo!
Semana passada foram 5 kg, mas que foram pré-cozidos.
Esses aqui ficaram em natura. Coloquei o creme em saquinhos, no freezer, e agora, quando precisar, é só abrir e usar.


Hoje de manhã, acordamos e fomos ao entreposto, um lugar que eu a-do-ro. Lá consigo comprar peixe, camarões, e tudo o que é do mar.
O preço não é uma maravilha, mas a qualidade justifica: tudo super-fresco.
Então, separei alguns tomates maduros, algumas rodelas de pimentões vermelho e amarelo, e preparei, com "bochechas" de badejo, uma muqueca de peixe!
Ah, coloquei alguns camarões também.


É que há muito tempo eu não usava a minha panela de barro.... Estava quase que esquecida, no fundo do armário da cozinha!
Olha, refoquei alho e cebola, no azeite extra-virgem. Depois "deitei" as "bochechas" dos peixes, rodelas de tomates e pimentões, um copo de leite de côco, um pouco de sal, bastante coentro, fechei a panela e deixei por 20 min.
Pronto. Almoço de domingo delícia, servido com salada de rúcula e arroz branco fresco e soltinho!


Tá bem, nem todos conhecem "bochecha" de peixe! Então vou explicar:
Sabe as bochechas dos peixes? É, a carne ótima, sem espinhas, que fica na cabeça dos peixes?
Pois lá no entreposto eles vendem em sacos de um quilo.
A de cherne é a mais cara. Hoje, um saco de um quilo de bochechas de cherne custava R$ 25,00. Eu comprei um saco de um quilo de bochechas de badejo por R$ 15,00, e o moço retirou as bochechas na hora, ou seja, beeeem fresquinhas.
São ótimas para muquecas, sopas, molhos... eu acho muito práticas, além de saborosíssimas.


Mas não fui a única a trabalhar nesta casa hoje!
Despencaram dois cachos e-nor-mes de côcos. Um deles quase acertou minhas orquídeas.
Então, entrou em cena meu mui amado maridón, para colocar as coisas nos eixos.
Estes aqui em baixo já tinham caído na semana passada, e começavam a correr o risco de se estragarem, ou serem "escalpelados" pela Thora.
Vocês acreditam que a peste sobe no apoio do forno, puxa o coco, e o descasca todinho?

Voltando aos côcos, maridón produziu uns cinco litros de água de côco.
Eu nem tinha garrafas suficientes para colocar na geladeira.


Demos uns 20 côcos para um amigo querido, Alexandre, apaixonado por água de côco, e ainda temos mais não sei quantos, que cairão ainda nesta semana.
Mas vamos às orquídeas.
Olhem só que lindos, os bebezinhos que estão nascendo!
Essas foram as tais, que quase foram esmagadas pelo cacho de côcos.


Notem que tem duas duplas nascendo:


Isso de um lado, pois do outro tem um ramo com quatro já florescendo.


Olha só bem de perto, como é uma flor linda.


E no limoeiro, aonde ficam a maior parte das minhas orquídeas, estão saindo várias flôres, e também alguns novos brotos.

Eu me sinto até um tanto quanto culpada, pois nos últimos meses não tenho me dedicado nada, nada...
Ainda bem que parece que mãe natureza é benevolente comigo...
E depois disso tudo..... Dêem uma olhadinha na cozinha....

Mas valeu à pena.
Almoçamos com um casal de amigos, depois vieram Alexandre, Juliana e os pais, para pegar os côcos... assistimos ao último jogo da copa juntos... e.... que venha mais uma semana.
Boa semana para todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá amiga Ana,

Não resisti e corri ver mais essa tua novidade.
Menian coqueiro em casa - que chique garota.
Agora nada como um bom almoço de domingo , feito em panela de barro para matar saudades... uauuuu,
e as pequeninas orquideas estão exuberantes em beleza.
Obrigado por nos dar o privilegio de compartilhar desse momento de prazer, felicidade e carinho.
Abraços
Ramirez

Maria Amélia disse...

adoro posts inspiradores e está com tudo que eu gosto. Amo água de coco, orquídeas e moqueca na panela de barro. Eu trouxe coentro da chácara para fazer nessa semana. Vamos ver se consigo. Lá em Brasília eles fazem uma moqueca maravilhosa com muuuuuiiito coentro. Engraçado que antigamente eu não gostava dessa erva.bjs.mamélia

xuxanon disse...

Estão lindas tuas orquideas bebezinhos. Uma boa semana. Bjcs. Ana