domingo, 27 de junho de 2010

Ansiedade

Há muito tempo, quando fiz o tratamento oncoterápico, eu dizia que tudo o que acontece conosco é para ensinar algo. Pena não aprendermos logo de primeira, apenas com os erros ou lições alheias, mas somos humanos, e isto já explica, ou não, muita coisa.
Mas naquela época me dei conta que uma possível lição a ser tirada de toda aquela confusão era que eu não era autônoma, autosuficiente (raio de nova regra gramatical!), e pior ainda, era e ainda é, um looongo período até o ponto final. Se é que pessoas que tiveram câncer conseguem um dia considerar que tiveram um ponto final na história toda, sem que isso represente a morte!
E assim vou nessa busca da tal tranqüilidade... Mas isso é possível?
Acho que mulheres são particularmente ansiosas por natureza. As que não aparentam, conseguiram, e com maestria, disfarçar bem. Mas para mim não existem mulheres que não sejam ansiosas.
Mas esta postagem era para dar dicas de como amenizá-las, então vamos lá.
O que eu faço para menos piorar as coisas:
  1. Entender os mecanismos que desencadeiam uma crise, como por exemplo, não fazer o que temos que fazer logo, pois empurrando algumas tarefas com a barriga, a  tendência é piorar.
  2. Anotar as coisas que não queremos absolutamente, deixar de fazer. Quando você faz isso, o cérebro relaxa, pois sabe que não precisa ficar em alerta, pois estando escrito no papel, você se recordará de fazer.
  3. Você gosta de chá? Tem uma infinidade deles, de várias ervas e flôres, que tem um efeito bem legal, principalmente à noite, antes de dormir (Stu, se você estiver lendo, saiba que me lembro sempre de você, toda vez que todo chá à noite, sozinha, com a Thora!).
  4. Se não gostar de chá, saiba que os fitoterápicos estão aos montes, nas farmácias, à mão de todos.
  5. Também tem os florais. Existe um deles, que eu a-mo, que se chama "rescue remedy". Isso mesmo, pronto-socorro, em inglês. E o melhor dos florais, é que eles não tem efeito cumulativo, como a homeopatia!
  6. Eu gosto particularmente de uma erva chamada "mulungu". Mas cuidado, pois fitoterapia não é para ser tomada a longuíssimo prazo, pois o efeito cumulativo pode ser ruim.
  7. Outro dia experimentei leite morno, adoçado... foi ótimo! O Franco também gostou.
  8. Um bom banho morno, e depois passar um óleo corporal com essência calmante, pode ser legal.
  9. Ah, nada, mas nada mesmo de seriados ou filmes sangrentos! CSI Miami, NY ou qualquer outro, ou os programas de cirurgias plásticas (eu a-mo!!!), ou filmes do Jack estripador.... Assim não tem sono que possa ser relaxante, né?
Além disso tudo... se você tiver um pet, dê-se a possibilidade de um momento de criança! Abraçe-o, ou durma com ele.
Ontem antes de dormir, eu agarrei tanto a Thora, que a pobre quase asfixiou!!!
Mas o que posso fazer se ela é uma gostosa?
Bom, depois disso tudo, eu só poderia desejar uma boa noite de sono para todos!
Tchau

Um comentário:

Barbara Horn disse...

eu também tenho as minhas "ansiedades nossas de cada dia"... pra eu relaxar preciso de além de um chazinho, um "bom besteirol na tv" e às vezes recorro à "Água de Melissa" que é maravilhosa também... Um bacio menina!