quarta-feira, 24 de junho de 2009

Câncer - Capítulo IV - Quimioterapia

Antes da primeira quimio, todos meus amigos e conhecidos sabiam da minha batalha.

Sempre fui uma tagarela, e desta vez não foi diferente.


Acreditava, e hoje mais ainda, que quanto mais você troca com o mundo, mais ele te traz de volta.


E assim foi. As dicas que recebi foram primordiais para o meu bem-estar, e aqui eu tentarei passá-las para quem precisar:


  1. Vá com um walkman, rádio, discman, ou seja lá o que for, mas não fique conversando nas sessões de quimio, se for pra falar de doenças e tratamentos!

  2. Assista TV (todo ambulatório de quimio tem uma), leia um livro, ouça música, mas não preste atenção no líquido que entra na tua veia! Você só potencializará o seu efeito.

  3. Encare o tratamento como cura, como tratamento do teu corpo, não como uma droga, um veneno.

  4. Tente mater a tua independência, a tua integridade (eu fui, desde a primeira vez, sozinha).

  5. Quando enjoar, beba limonada, ou coma pipocas! É verdade! A limonada "lava" a língua, sem dar dor no estômago, e a pipoca, por causa da pele do caroço, corta o enjôo na hora.

  6. Não deixe de se alimentar. Não faça drama: saco vazio não pára em pé.

  7. Corte os cabelos antes que eles comecem a cair. Já com eles curtos é sofrível, imagine se estiverem compridos.

Quando terminei a primeira série, fui para a radio.

Parece loucura, mas fui fazer a radio em um hospital em Duque de Caxias. Era e ainda é, referência. Então era lá que eu iria fazer. Não queria correr o risco de ter a pele queimada, ou fosse lá o que fosse, só pela preguiça.

Então saía da Barra, em direção à Duque de Caxias, todos os dias, na hora do almoço.

E deu tudo certo. E fiz as 35 aplicações, sem nem uma queimadura. Eu e meu grupinho de amigos.

Continua

Nenhum comentário: